O que você achou do layout do blog?

Seguidores

RSS ORKUT FAVORITOS

Jornalismo gonzo,perdido através dos anos...

 


(Hippies da década de 60)

Os EUA,na década de 60 foram berço de uma das principais mudanças da humanidade.Com seus protestos e sua nova cultura,o movimento hippie se caracterizou pela desobediência aos padrões da sociedade,implantando novas alternativas de vida.

Os hippies defendiam coisa que são extremamente maléficas para a sociedade da década anterior.Acreditavam que "o único motivo da sociedade existir,é a existencia do homem" e portanto,a sociedade deveria se moldar aos olhos dele,e não ao contrário.

Com essa visão,surgiram comunidades que buscavam o "auto-conhecimento humano" e a libertação dos antigos costumes impostos pelas décadas passadas. O sexo livre, a volta ao primitivismo,o livre arbítrio e o consumo exagerado de drogas são fatos marcantes do moviemento.

"vírus hippie" se espalhou por toda e qualquer forma de arte presente naquele contexto,e o jornalismo não foi diferente.

O movimento literário que nascia naquele momento,o New Journalism, foi criado de forma totalmente despretenciosa,com resultados extremamente acidentais.

Segundo Tom Wolf,um de seus fundadores,"o New Journalism apareceu para satisfazer uma necessidade que muitos jornalistas pussuem: o sonho de escrever um romance".

O modo como os jornalistas e ecritores aceitaram o New Journalism causou uma grande surpresa,afirmando assim,seu sucesso.

(Tom Wolfe)

No Brasil,um dos primeiros casos,foi a matéria escrita sobre a Guerra de Canudos,por Euclides da Cunha para o Estadão,que mais tarde se tornaria seu livro mais famoso: Os sertões.

Na metade da década de 60,no auge do New Journalism,surge uma interpretação exagerada de seus princípios,atravéz das mão de um free-lancer de Kentucky chamado Hunter S. Thompson.

Criador e principal representante de um novo estilo jornalístico,denominado Gonzo Journalism,ele propôs romper a barreira essencial que separa o jornalismo da ficção: O compromisso com a verdade.

Também chamado de Jornalismo fora-da-lei,cubismo literário e jornalismo alternativo, é baseado na desobediência dos padrões e desrespeito com as normas estabelecidas,além da insistência de quatro temas: sexo,drogas,política e esporte.

(Hunter S. Thompson)

O jornalismo gonzo é uma maneira bem específica de se reportar uma matéria,desde a observação dos fatos até a redação.

Influenciado pelo New Journalism, apresenta uma grande falta de respeito as regras e normas.Thompson o define como " Um estilo de reportagem baseada na idéia do escritor William Faulkner segundo a qual a melhor ficção é muito infinitamente mais verdadeira que qualquer tipo de jornalismo – e os melhores jornalistas sempre souberam disso. (apud Burns, 2001)".

Ele acreditava que tanto a ficção,quanto o jornalismo são categorias artificiais,e que quando as duas são feitas da melhor forma possível,elas se tornam caminhos diferentes para o mesmo objetivo: informar o público.

Segundo o autor,para se fazer um bom Gonzo Journalism, é preciso ter o talento de um grande jornalista, os olhos de um fotógrafo e os culhões de um ator,ou seja,viver a ação e reporta-la enquanto estiver acontecendo.Esta técnica é utilizada por muitos atores atuais,como DeNiro,Val Kimer e Jonnhy Deep.

Thompson admite que várias histórias que escreveu em suas colunas,nunca aconteceram,mas uma regra importante para se escrever uma matéria gonzo,é nunca deixar com que os leitores separem o que é ficção do que é realidade.

Outra regra,é sempre o uso da primeira pessoa do singular,colocando assim,o autor como o personagem principal da história.Outro fator importante,mas não necessáriamente obrigatorio,é o abuso de drogas e bebidas alcoólicas,presente em todas suas obras.

Seu livro Fear an Loathing in Las Vegasapresenta um capítulo inteiro sobre o uso e efeitos da andrenochrome, uma droga raríssima e potente.

Muitos de seus textos são marcados também pelo humor,ironia e sarcasmo,recorrentes na obra Hell's Angel

Continua...

1 Comment:

Wander Veroni Maia said...

Olá! Como jornalista, acredito que o Jornalismo Gonzo contribui para que todos nós profissionais repensarmos o modo de escrever em torno do lead padrão. Não falo do excesso do uso de drogas ou viver a vida de forma arriscada, mas no de se colocar no lugar do personagem da matéria e mostrar a realidade de uma forma mais humana. Parabéns pelo texto, pois muitas pessoas desconhecem esse movimento.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Postar um comentário