O que você achou do layout do blog?

Seguidores

RSS ORKUT FAVORITOS

O meio ambiente e o consumismo.

As verdades que não são contadas nos livros,aprendidas na escola e documentadas na tv.                                                                                                                                                                                         Um assunto muito discutido atualmente,é a respeito do aquecimento global.Quando o fato veio à tona,exemplificando com números e mostrando as previsões futuras,um joga a culpa pro outro.E quando vamos ver,o assunto já mudou e não sabemos quem é o culpado.

Recentemente,uma campanha do S.O.S Mata Atlântica,chamada "Xixi no banho" ,defende que é ecologicamente correto fazer xixi durante o banho,pois economiza a água da descarga.

Porém,a culpa da situação em que estamos,são exclusivamente dos governantes.

PORQUE?

O que os livros de geografia nos mostram,é que a economia dos materiais passam por um sistema: de extração à produção,distribuição e disposição. Mas como sabemos (ou deveríamos saber),esse não é o sistema completo.Existe muita coisa escondida nessa explicação chula e pobre.

Da forma que ele nos foi mostrado,o sistema parece estar bem,trabalhando de forma equilibrada.Mas não se engane!

O sistema está em crise e destruindo o planeta.

Segundo a pesquisadora Annie Leonard,o declinio se deve ao fato de que esse sistema é linear,e o planeta é finito.

Além do meio-ambiente,este sistema faz entrar em crise a sociedade em geral e sua cultura.

Como todos sabem,algumas pessoas têm mais valor que outras.Primeiramente o presidente eleito.Ele é o escolhido para ser o homem que cuidará dos interesses da população,certo?Na teoria,tudo certo!

Porém,existe alguém que nesse sistema apresenta mais poder do que o próprio governo,e é chamado de Grandes corporações. Das 100 maiores economias no mundo atual,51 são de corporações,e com isso ela se torna maior do que o próprio governo nacional.

Isso faz com que não vejamos mudanças governamentais significativas,já que o presidente escolhido pra cuidar do povo,tem como principal objetivo cuidar dos interesses das corporações,deixando seus eleitores de lado.

Analizando mais uma lacuna vazia na sociedade capitalista,a extração pode ser considerada uma palvra elegante,para se referir ao devastamento do planeta.

Nas três ultimas décadas,um terço dos recursos naturais do planeta já desapareceram,sendo que os EUA apresentam apenas 4% de suas florestas originais .Ainda nos estados unidos,devido a seu tamanho geográfico e densidade populacional,eles apresentam apenas 5% da população mundial,mas utilizam 30% de todos os recursos do mundo.

Se todos os países começarem a utilizar a mesma quantidade que eles,seria necessário em média,de 3 a 5 planetas.Porém,só temos 1.

Com o esgotamento americanos,a solução encontrada foi de "acampar no quintal dos outros",pegando recursos de outros lugares,depredando a fauna e a flora do resto do mundo.Mas mesmo assim,para o governo americano e para as corporações,isso não é crime nenhum,visto que ninguém é dono da natureza.

E o Brasil ainda se sente orgulhoso de ter multi-nacionais instaladas aqui.Os americanos não são burros,instalam suas fábricas aqui,desmatam as florestas daqui,poluem o ar daqui,e ganham dinheiro lá.

E nesse sistema,quem não possuir produtos e dinheiro,não tem valor nenhum.Ou melhor,são chamados de terceiro mundo.

Com isso,todos os recursos existentes vão para as fábricas,são misturados a produtos químicos se tornando bens altamente tóxicos.

Atualmente,é utilizado em fábricas,mais de 100.000 produtos tóxicos diferentes,e somente alguns deles foram testados pra saber o risco à saúde.Sendo assim,não sabemos exatamente o impacto disso para a humanidade.

Para ter uma noção,sabe qual o alimento que apresenta a maior quantidade de químicos-tóxicos?

O leite materno! 

Depois de produzido,os produtos são levados para serem comercializados.O objetivo é manter os preços baixos,manter o povo comprando e o sistema funcionando.Como exemplo,utilizarei um radio de pilha,esses descartáveis que compramos em qualquer lojinha.

Ele deve custar,na faixa de 7 reais.Porém para produzí-lo,é bem provável que o metal foi extraído da África do Sul,o petróleo do Oriente Médio,os plásticos foram produzidos na China.Sendo assim,como que apenas 7 reais pagariam isso tudo?Mais as viajens,transportes e mão de obra?

Não pagariam.Portanto não pagamos esse radinho de pilha com os 7 reais,e sim com a perda de nosso ar limpo,com o aumento do número de câncer  e asma.Crianças no Congo pagaram com o próprio futuro,de abandonar a escola para procurar um metal utilizado em nossos aparelhos eletrônicos descartaveis.

Nenhum desses valores se encontra em livros de política,geografia ou contabilidade.

Chegamos à fase do consumo,a força geral deste sistema,seu motor.Proteger isso se tornou prioridade absoluta dos governos e corporações.

Não é à toa que o ex presidente dos EUA,quando o país estava em choque com o atentado de 11 de setembro,mencionou: "Go to SHOP!". Podia mencionar "tenhamos esperanças","greve","vamos rezar",mas não."Vamos às compras" foi a frase mais adequada.

Além do mais,mesmo o Brasil se tornou uma nação de consumistas compulsivos.Somos medidos pela contribuição que fazemos a esse sistema.Não pela ajuda que damos à pessoas carentes,ou pela palavra de conforto que podemos dar para alguem,mas sim pela quantidade que gastamos diáriamente.

E como gastamos.Fazemos compras e mais compras,e apenas 1% do que compramos é aproveitável.Ou seja,99% dos produtos que temos,é descartado em menos de 6 meses.Como é possível administrar um planeta que se comporta dessa maneira?

Não,não é possível.

Todos estes 99% dos produtos descartados vão para o lixo.Produzimos aproximadamente,2 kilos de lixo por dia,que é descartado em um aterro sanitário.Ou na pior das hipóteses,ele é inceneirado,queimado e expelido para o ar.

Lembram daqueles produtos quimícos-toxicos? Pois bem,eles ainda existem,e vão para a atmosfera,causando problemas ambientais e até mesmo doenças.Tanto no aterro,quando no incinerador,os dois provocam poluição do ar,da terra e da água.

Agora,e a reciclagem?

A reciclagem ajuda bastante,diminui o lixo incinerado e a produção de novos produtos.Porém,ela não é suficiente visto que, para cada lata de lixo que você coloca na calçada todo dia,70 latas são produzidas nas indústrias.Sem contar que existem produtos que não podem ser reciclados.

Existem organizações que combatem isso tudo,mas claro,elas por si só não podem acabar de vez com o sistema todo.

Conheço muitas pessoas que não acreditam existir solução pra isso,e são essas pessoas a maioria absoluta.Porém,alternativas já estão sendo oferecidas,como a Química verde,Energia renovável e várias outras.

Porém,a verdadeira melhora acontecerá quando as pessoas pararem de olhar somente para um dos pontos do sistema,e o observarem por completo.Quando os líderes se juntarem pra tranformar esse sistema linear em algo novo,algo rentável e que não desperdice pessoas ou recursos.

Aliás,o sistema inteiro não foi criado sozinho,não apareceu do nada.Foram pessoas que o criaram,e nós somos pessoas também,portanto podemos construir algo mais inteligente e auto-sustentável.

0 Comments:

Postar um comentário